PPP


EDI Hermenegildo de Barros


PPP 2017

"Pintando o 7 no Mundo das Sete Artes"



1.   VISÃO

“Ser reconhecido na 3ª CRE como Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) de referência, focado na aprendizagem significativa, lúdica e criativa.”

2.   MISSÃO

“Oferecer a formação integral, significativa e de qualidade aos nossos alunos, através do despertar da motivação de todos os atores envolvidos neste processo e da valorização de cada conquista.”

3.   LOCALIZAÇÃO

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Hermenegildo de Barros está situado no bairro Engenho da Rainha, entre os bairros de Tomás Coelho, Inhaúma, Del Castilho e Pilares. Mais especificamente na parte alta da Comunidade do Engenho, muito próximo às Comunidades do Coroado e do Parque Proletário do Engenho da Rainha (conhecida como Favela da Galinha).
O bairro do Engenho da Rainha onde o EDI está inserido oferece como meios de transporte o Metrô, algumas linhas de ônibus com abrangências até Pavuna, Méier, Centro, Bonsucesso, Rio Comprido, entre outros. Possui ainda o transporte alternativo (vans e moto-táxi).

4.   HISTÓRICO DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A escola foi inaugurada em 10 de outubro de 1950. Tinha apenas quatro salas de aula e não possuía muros. Com um desabamento devido a fortes chuvas, foi demolida, reconstruída e ampliada, tendo sua reinauguração em 23 de março de 1977. Nesta época a Hermê já possuía oito salas, muro e até quadra de esportes. Em 1995 passou por uma nova grande obra, recebendo nova estrutura na rede física. Desde 1999 a escola funciona em horário integral.
Seu nome foi dado em homenagem a Hermenegildo Rodrigues de Barros, nascido em 31 de agosto de 1866 em Minas Gerais. Este foi um jurista brasileiro, nomeado em 1919, Ministro do Supremo Tribunal Federal, cargo que exerceria até 1937, quando foi obrigado a se aposentar. Hermenegildo de Barros sempre foi assíduo ao trabalho. Nunca faltou às sessões do STF, deixando até de comparecer ao casamento da filha porque foi marcado na mesma hora da sessão do STF.
Em 1931 foi eleito (e reeleito em 1934) Presidente do Tribunal. Em sua gestão foi instalado, sob sua presidência, o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, em 1932. Presidiu também as sessões preparatórias da Assembleia Nacional Constituinte em 1933 e 1935. Foi indicado à Presidente efetivo da Constituinte de 1934. Sua participação marcante foi o voto favorável à extradição de Olga Benário. Hermenegildo de Barros veio a falecer em 24 de setembro de 1955, nos deixando como exemplo a assiduidade e o excelente empenho nas atividades propostas dentro da nossa Unidade Escolar.
No ano de 2015, houve mudança de atendimento na escola, passando a atender apenas a Educação Infantil e se transformando em um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI).

5.   CLIENTELA
As crianças que frequentam o EDI demonstram alegria e satisfação de vir as aulas, com bastante carinho com os amigos, professores e funcionários. Gostam de participar das nossas atividades e comemorações.
A Unidade escolar se localiza em uma área sem infraestrutura básica, como saneamento e ruas transitáveis. Em visita à Comunidade, foi possível ampliar nosso olhar sobre nossas crianças, nos levando a compreensão em relação as suas dificuldades de acesso ao EDI.
Na população que aqui vive há grande diversidade de composição familiar e cultural.
Podemos observar que em suas origens a região era a Fazenda da Rainha Carlota Joaquina, além do engenho de cana-de-açúcar, tinha também plantação de café e a mão-de-obra escrava era a responsável pela economia rural. A região acolhia uma residência adquirida pela Rainha Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, por volta de 1810 com o objetivo de nela descansar.
A fazenda ficava próxima a uma região habitada pelos índios Tamoios. Como herança, tem-se muitas ruas com nomes ligadas a este fato - Rua Apinajé, Bororó, Cherente, Canitar, Flexal, dentre outras. O rio Timbó, hoje bastante degradado, banha o bairro. A Serra da Misericórdia, situada na Freguesia de Inhaúma, era o local onde os negros escravos procuravam se esconder quando fugiam da Fazenda.
O atual bairro do Engenho da Rainha era cortado por duas importantes estradas que se interligavam na altura de Thomás Coelho. Esse caminho fazia a ligação com as Minas Gerais. Hoje são a Avenida Pastor Martin Luther King (antiga Automóvel Clube) e a Avenida Ademar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna). O bairro foi cortado pela Estrada de Ferro Rio D'ouro e possuiu uma estação, onde hoje é a estação do metrô Engenho da Rainha.
A importância do bairro em termos culturais ainda não foi reconhecida. Em nenhum bairro do Rio de janeiro, se reuniu tantos artistas famosos como o bairro. No final dos anos 60, quando foi inaugurado o Conjunto dos Músicos, o bairro que já tinha alguns artistas ficou mais rico ainda culturalmente. A sexagenária escola de samba Acadêmicos do Engenho da Rainha, além da Escola de Samba Bohemios de Inhaúma, que apesar do nome, com a estação do metrô, passou a ser da jurisdição do bairro do Engenho da Rainha. São importantes agremiações carnavalescas do município do Rio de Janeiro com sambas-enredo ganhadores de diversos Estandartes de Ouro e as suas baterias imprimem a identidade de cada agremiação Cultural e Carnavalesca.
Devido ao trabalho realizado no EDI e sua integração com a Comunidade percebemos grandes avanços na valorização da Unidade Escolar, tais como aumento da frequência as aulas, participação nas reuniões de responsáveis, culminâncias e demais eventos, respeito no ambiente escolar, com uma relação harmoniosa entre todos.
Hoje o EDI é referencia, deixando de ser conhecida como “escola do morro” e passando a ser recomendada pelos responsáveis a outras famílias.


6.   PARCERIAS

Temos algumas parcerias que muito colaboram com nosso trabalho são elas:

1. Programa de Saúde na Escola (PSE): composta de uma equipe móvel que vem à escola periodicamente para cuidar de casos encaminhados pela Direção/professores e reuniões mensais com a equipe da unidade de saúde de referencia da escola com os elementos das equipes gestoras a fim de alinhar as estratégias para o trabalho entre saúde e educação.  O PPP propõe um sistema de escola aberta onde os pais possam interagir com a direção, educadores e funcionários diariamente, através de sugestões e críticas construtivas para o bom andamento da escola.

2. Pais/responsáveis: participação da família em eventos como culminâncias bimestrais e festas comemorativas. Além disso, há as reuniões bimestrais propostas pela SME (aos sábados); Escola de Pais (aos sábados); reuniões eventuais com a Direção; reuniões bimestrais com os professores e eventualmente no caso de haver necessidades específicas de cada turma; diálogo diário com os pais através de bilhetes e atendimento diário da secretaria escolar. Por fim, cada turma possui um pai representante com o objetivo de transmitir e enfatizar comunicados escolares aos demais pais e responsáveis, lhe sendo facultativa sua participação nos COCs.

3. Fundação Pitágoras: através dessa parceria conhecemos, fomos capacitados e implantamos o SGI (Sistema de Gestão Integrado) adaptando as nossas necessidades.

4. Masan: esta empresa fornece ao EDI os profissionais de agente educador, de alimentação e de serviços gerais.

5. RECURSOS
Recursos Humanos:
Para que a nossa missão seja efetivamente concretizada, a Escola dispõe de uma excelente Equipe, comprometida e com olhar atento às diversidades encontradas na Comunidade a qual estamos inseridos. Equipe esta formada por: Diretora, Diretora-Adjunta, Professora Articuladora, além de todo o grupo de Professores Regentes, Agentes de Educação Infantil e parcerias externas já citadas. 

 Recursos físicos:
Dispomos de um espaço físico amplo com: dez salas de aula, Sala de Leitura, Laboratório de Informática, Sala de Artes, Sala de Música, Sala de Corpo e Movimento, Brinquedoteca, quadra de esportes, Refeitório, Cozinha, Horta, Copa, Sala de Reuniões, Sala da Direção, Secretaria, Banheiro de banho, cinco banheiros, Banheiro acessível, Almoxarifado e Auditório.

Recursos financeiros:  
Contamos com os recursos financeiros do PDDE (Programa de Dinheiro Direto na Escola) e do SDP (Sistema Descentralizado de Pagamento).

7.   SISTEMA OPERACIONAL

Utilizamos como ferramenta o SGI (Sistema de Gestão Integrado) que é um modelo de gestão que alinha os esforços de todos os que trabalham ou estudam num sistema público de ensino com foco no alto desempenho dos alunos.

O SGI é um sistema operacional que serve como ferramenta para concretizar o projeto pedagógico da escola, fazendo “rodar” as diretrizes educacionais, sendo, portanto, um sistema de gestão com ênfase na aprendizagem.

Com sua proposta principal de monitoração das metas, o SGI propõe que as metas do EDI  estejam alinhadas às metas da SMEEL, que as metas da turma estejam alinhadas com as do EDI e da mesma forma as metas dos alunos estejam em sintonia com as da turma, garantindo assim um esforço coletivo para o alcance das metas e o sucesso no processo ensino-aprendizagem. 

8.     DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

Alinhadas com as metas da SMEEL, nossas metas são:

1.     Desenvolver habilidades básicas para o letramento
2.     Aumentar a participação da família 
3.     Aumentar a frequência dos alunos  às aulas
4.     Melhorar hábitos e atitudes
5.     Melhorar a satisfação dos responsáveis em relação à escola

Nossos objetivos estratégicos são:
·         Incentivar a participação e presença dos pais/responsáveis no cotidiano da vida escolar do aluno;
·         Fazer com que a comunidade valorize o ambiente escolar, cuidando e preservando os materiais de uso pessoal e coletivo;
·         Trabalhar hábitos e atitudes, proporcionando uma melhor qualidade de vida;
·         Inserir o aluno no mundo letrado, utilizando suas experiências de forma lúdica e significativa;
·         Proporcionar o desenvolvimento da autonomia, respeitando as diferentes etapas do aprendizado;
·         Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e a resolução de problemas.

Nossos valores dominantes:
·       Educação focada na aprendizagem.
·       Acompanhamento e melhoramento contínuo.
·       Responsabilidade pública e cidadania.
·       Incentivo a propostas inovadoras e criativas.
·       Valorização de todos os atores em cada conquista.
·       Investimento no espaço escolar para que ele seja favorável à aprendizagem e aconchegante a todos.

9.   DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

A Comunidade Escolar propõe que através da Metodologia de Projetos, a criança venha desenvolver-se integralmente de maneira prazerosa, lúdica e significativa, valorizando o espaço físico e social em que está inserida.
No ano de 2017, o Projeto Político Pedagógico tem como tema para estudo “Pintando o 7 no Mundo das Sete Artes”, objetivando conhecer, aprender e se apropriar das artes: música, dança, pintura, escultura, literatura, cinema e teatro, aumentando o capital cultural e despertando a sensibilidade artística de todos os atores envolvidos no processo ensino aprendizagem.
Como forma de trabalho, o EDI  estabelecerá combinados com a Comunidade Escolar a fim de contribuir para o bom desenvolvimento da sua rotina, permitindo que estes estejam sempre a par dos acontecimentos, são eles: 



METODOLOGIA
Pedagogia de Projetos
SISTEMA OPERACIONAL
Sistema de Gestão Integrado (SGI)
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Uso de ferramentas do SGI, observação diárias, registros, auto avaliação, relatórios, reuniões, pesquisa de expectativas e satisfação, avaliação dos professores, quadros de acompanhamento e monitoração de metas (SGI), AICA e Acertando o Passo
FORMAS DE REGISTRO
Diário de Classe, Registros de Alunos, Portfólios, Culminâncias, Cadernos de Ocorrências, Pesquisas de Satisfação internas e externas, painéis de desempenho (SGI), Facebook e Blog.
INVESTIMENTO EM SOCIALIZAÇÃO, VALORES E DIVERSIDADE
(ALUNOS ESPECIAIS, ETNIAS, ETC)
Reuniões, trabalho com temas transversais em sala de aula, combinados de normas, participação nas culminâncias dos subprojetos e demais festas comemorativas, passeios, momento do Hino Nacional e Hino da Hermê.
FORMAS DE TRABALHAR SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
Palestras e atividades ministradas pela Clínica da Família; atendimentos da Clínica da Família; trabalho pedagógico na sala de aula com temas relacionados, assim como o combate ao mosquito da dengue e outros vetores; incentivo a experimentação de novos alimentos através da merenda escolar; trabalho de valorização da merenda escolar e da importância da alimentação saudável.
ESTRATÉGIAS DE COMBATE
À INFREQUÊNCIA
Propostas prazerosas e desafiadoras no cotidiano da sala de aula, monitoração das faltas (SGI), projetos significativos e envolventes, respeito e carinho no trato com alunos (acolhimento), sinalização de alunos faltosos através de bilhetes e telefonemas, FICAI, valorização de alunos 100% frequentes e dos responsáveis por esses alunos (botons, faixas, cartazes).
ESTRATÉGIA PARA FALTA
DE PROFESSOR
Quando há falta do professor haverá divisão da turma com as demais de modo que sempre os mesmos alunos tomem como referência um professor e crie assim um vínculo de tutoria; ter sempre atividades pertinentes àquela turma a ser realizada, evitando assim a dispensa de alunos.
OBSERVAÇÕES:
Todas as normas da escola se encontram copiladas em documento próprio.

10.    EIXO TEMÁTICO 2017:

Tema: “Pintando o 7 no Mundo das Sete Artes”

       I.          Justificativa

Após pesquisa com toda a Comunidade Escolar, verificamos o interesse dos responsáveis em relação às danças, ampliação do repertório musical e as produções artísticas, assim como a satisfação das crianças com as manifestações artísticas realizadas no cotidiano escolar. Com isso, optamos pelo trabalho com a exploração do conhecimento das sete artes: música, dança, pintura, escultura, literatura, cinema e teatro.  

     II.          Objetivos Gerais:

        Conhecer, aprender e experimentar a diversidade das artes;
        Perceber as influências culturais no nosso cotidiano, conscientizando quanto ao próprio papel de agente transformador;
        Incentivar a utilização dos diversos recursos artísticos e tecnológicos (televisão, rádio, internet, jornais, revista, quadros, máquina fotográfica, etc) como forma de experimento e vivência;
        Conhecer e analisar as transformações das artes no decorrer do tempo;
        Fortalecer o desejo de construir conhecimento artístico, ampliando o capital cultural;
        Estimular a fruição pelas artes: música, dança, literatura, pintura, escultura, cinema e teatro.
        Incentivar e desenvolver o uso das linguagens oral e escrita, artística, corporal e visual.

    III.          Objetivos Específicos:

  Subprojeto I: “Solta o som, Hermê!” (março/2017)

        Desenvolver a habilidade e percepção auditiva;
        Conhecer os diversos estilos musicais;
        Vivenciar os diferentes ritmos;
         Conhecer e identificar os diversos instrumentos musicais e suas sonoridades;
         Oportunizar a criação de rimas, melodias e produções musicais através de brincadeiras;
        Identificar os sons presentes no mundo e no cotidiano;
        Explorar os sons e entender o silêncio como parte importante para sua construção;
        Refletir que o som pode vir dos diferentes materiais;
        Reconhecer os diferentes sons: grave, agudo, curto, longo, fraco, forte e timbre;
        Conhecer as notas musicais, partitura, escala e sequencia;
        Explorar as sensações e sentimentos que a música proporciona;
        Refletir sobre o impacto das vibrações sonoras no corpo;
        Possibilitar a interação com o outro e ampliar o conhecimento do mundo através da música.


Subprojeto II: “Baila Comigo” (abril e maio/2017)
        Experimentar e descobrir os movimentos que podemos fazer com o corpo (força, velocidade, resistência, tempo e flexibilidade); 
        Conhecer as diferentes danças;
        Refletir sobre a relação entre os movimentos corporais e som/vibração;
        Valorizar as diferentes danças como forma de expressão cultural;
        Analisar e comparar as diferentes formas de dança e ritmo;
        Trabalhar com a imagem de corpo;
        Conhecer e valorizar as danças étnicas dos diferentes povos;
        Criar movimentos a partir dos diferentes ritmos;
        Trabalhar a orientação espaço temporal e a coordenação motora nos ritmos.


Subprojeto III : “Entre Cores e Pincéis” (junho e julho de 2017)

        Conhecer as cores primárias e a diversidade das transformações que podem ser feita com a mistura delas;
        Explorar os diferentes tipos de materiais;
        Ampliar as possibilidades de expressão e comunicação;
        Incentivar o interesse pelas suas produções e de outras crianças;
        Incentivar o interesse pelas diversas obras artísticas e seus autores (regionais, nacionais e internacionais);
        Ampliar seu conhecimento do mundo e da cultura;
        Oportunizar a vivência de trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
        Perceber marcas, gestos e texturas;
        Descobrir as diversidades de possibilidades de registro, utilizando inspirações nas diferentes obras, no cotidiano, na literatura, entre outros;
        Observar as obras artísticas e explorá-las, como releitura, entre outros;
        Expressar sentimentos através da arte;
        Trabalhar desenhos, pinturas, grafite, colagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc;

Subprojeto IV : “Era uma Vez” (agosto de 2017)

        Incentivar a fruição pela leitura e a compreensão da escrita;
        Conhecer os diferentes estilos literários;
        Ampliar o vocabulário das crianças;
        Promover e valorizar produções gráficas e artísticas das crianças;
        Incentivar a construção e a reconstrução de histórias a partir da sua visão de mundo;
        Compreender as estruturas dos diferentes estilos literários;
        Valorizar a estética literária;
        Conhecer os diferentes autores e suas obras, compreendendo seus estilos textuais;
        Perceber a importância do cuidado com os livros, entendendo que sua integridade é importante para a compreensão da história.

Subprojeto V : “Mão na Massa” (setembro de 2017)

        Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais;
        Oportunizar a vivência com trabalhos de arte, utilizando técnicas como modelagem, entre outros;
        Desenvolver o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;
        Explorar diferentes materiais e meios, como argila, material reciclado, terra, água, areia, etc;
        Refletir sobre as transformações, construindo objetos variados;
        Perceber marcas, gestos e texturas;
        Ampliar as possibilidades de expressão e comunicação;
        Incentivar o interesse pelas suas produções e de outras crianças;
        Incentivar o interesse pelas diversas obras artísticas e seus autores (regionais, nacionais e internacionais);
        Ampliar seu conhecimento do mundo e da cultura;
        Descobrir as diversidades de possibilidades de registro, utilizando inspirações nas diferentes obras, no cotidiano, na literatura entre outros;
        Expressar sentimentos através da arte;
        Ler obras de artes a partir de observações, interpretação de imagens e objetos;
        Refletir sobre o avanço e desenvolvimento da tecnologia e suas influências na arte.


Subprojeto VI : “1, 2, 3 Gravando” (outubro de 2017)

        Conhecer os diferentes tipos de produções cinematográficas;
        Refletir sobre o avanço e desenvolvimento da tecnologia e suas influências no cinema e na televisão;
         Analisar a influência da globalização nas artes;
         Analisar criticamente a evolução tecnológica na cultura;
        Incentivar técnicas corporais e faciais de expressão de sentimentos;
        Perceber as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo;
        Proporcionar momentos de produções cinematográficas, conhecendo os recursos necessários;
        Reconhecer o material físico e humano necessário para a produção;
        Conhecer as técnicas de interpretação e dublagem;
        Proporcionar a produção de filmes compreendendo o uso das diferentes técnicas e a construção de roteiros;
        Analisar a indumentária de acordo com o estilo e época de cada filme.

Subprojeto VII : “Hermê em cena” (novembro de 2017)

        Conhecer e dramatizar os diferentes estilos teatrais;
        Trabalhar com as diferentes expressões corporais e faciais;
        Compreender os movimentos gestuais presentes na dramaturgia;
        Trabalhar com a imagem de corpo;
        Conhecer as características do teatro e do seu uso;
        Explorar e vivenciar o que acontece nos bastidores do teatro;
        Identificar os diferentes tipos de manifestações teatrais, como teatro de sombras, fantoches, entre outros;
        Incentivar a construção de cenas e esquetes;
        Perceber a importância do comportamento da plateia nas produções teatrais;
        Identificar a importância e o uso adequado da voz/fala (entonação, articulação, impostação);
        Analisar a importância do figurino e do cenário de acordo com as produções teatrais.

   IV.          Plano de Ação:

Nosso Plano de Ação traz apenas um esboço das ações a serem desenvolvidas pela escola durante o ano letivo, sabendo-se que devido ao seu replanejamento e revisita constante, tudo pode ser alterado visando uma melhor adequação a nossa realidade.

 Alguns recursos utilizados ao longo dos subprojetos:

        Filmes
        Revistas
        Jornais (notícias mundiais)
        Músicas
        Internet (pesquisa na Web, Vídeos do Youtube, etc)
        Clips musicais
        Fotos
        Obras artísticas
        Livros de literatura
        Objetos reciclados
        Tinta
        Diferentes pincéis
        Cola
        Diferentes papéis e tecidos
        Texturas
        Placas de isopor e stencil
        Argila e gesso
        Computadores, tablets e smartfone

     V.          Culminâncias:

Subprojeto I e II
Mostra de dança
Culminância: 25/05/2017


Subprojeto III, IV e V
Bienal e Oficinas
Culminância: 20/09/2017 


Subprojeto VI e VII
Teatro e reprodução de vídeos
Culminância: 01/12/2017 






EDI Hermenegildo de Barros


PPP 2016

“Brasil: dos Dinossauros aos Robôs"


MISSÃO

“Oferecer a formação integral, significativa e de qualidade aos nossos alunos, através do despertar da motivação de todos os atores envolvidos neste processo e da valorização de cada conquista.”

CLIENTELA

A Escola Municipal Hermenegildo de Barros está situada no bairro Engenho da Rainha, entre os bairros de Tomás Coelho, Inhaúma, Del Castilho e Pilares. Mais especificamente na parte alta da Comunidade do Engenho, muito próximo à Comunidade do Coroado e da Favela da Galinha.

HISTÓRICO DA ESCOLA

A escola foi inaugurada em 10 de outubro de 1950. Tinha apenas quatro salas de aula e não possuía muros. Com um desabamento devido a fortes chuvas, foi demolida, reconstruída e ampliada, tendo sua reinauguração em 23 de março de 1977. Nesta época a Hermê já possuía oito salas, muro e até quadra de esportes. Em 1995 passou por uma nova grande obra, recebendo nova estrutura na rede física. Desde 1999 a escola funciona em horário integral.
Seu nome foi dado em homenagem a Hermenegildo Rodrigues de Barros, nascido em 31 de agosto de 1866 em Minas Gerais. Este foi um jurista brasileiro, nomeado em 1919 Ministro do Supremo Tribunal Federal, cargo que exerceria até 1937, quando foi obrigado a se aposentar. Hermenegildo de Barros sempre foi assíduo ao trabalho. Nunca faltou às sessões do STF, deixando até de comparecer ao casamento da filha porque foi marcado na mesma hora da sessão do STF.
Em 1931 foi eleito (e reeleito em 1934) Presidente do Tribunal. Em sua gestão foi instalado, sob sua presidência, o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, em 1932. Presidiu também as sessões preparatórias da Assembleia Nacional Constituinte em 1933 e 1935. Foi indicado a Presidente efetivo da Constituinte de 1934. Sua participação marcante foi o voto favorável à extradição de Olga Benário. Hermenegildo de Barros veio a falecer em 24 de setembro de 1955, nos deixando como exemplo a assiduidade e o excelente empenho nas atividades propostas dentro da nossa Unidade Escolar.
O bairro do Engenho da Rainha onde a escola está inserida oferece como meios de transporte o Metrô, algumas linhas de ônibus com abrangências até Pavuna, Méier, Centro, Bonsucesso, Rio Comprido, entre outros. Possui ainda o transporte alternativo (vans e kombis).
Em visita à Comunidade, foi possível perceber que a Unidade escolar se localiza em uma área muito carente, onde se vive sem as necessidades básicas, como saneamento básico e ruas transitáveis. Algumas famílias vivem em casas construídas com madeira, plástico, espuma, etc.
Na população que aqui vive há grande índice de imigrantes, desempregados, pais adolescentes, pais com grande quantidade de filhos, pais separados (onde os filhos acabam sendo criados por parentes), pais envolvidos com o poder paralelo e, também pais sem formação educacional e profissional.
As crianças que frequentam a Escola são, muitas vezes, carentes de afeto, uma vez que nem sempre seus pais são presentes em sua vida escolar e cidadã. Existindo, ainda, muitos pais que não compreendem a importância da educação e como reflexo não valorizam a escola.
A partir desses dados e com a possibilidade de mudanças na caracterização desse público, se faz necessário relatar novos dados atualizados periodicamente a fim de sempre atender da melhor forma possível as crianças que mantém nossa Instituição cumprindo seu objetivo de formação de cidadãos conscientes e preparados para as situações da vida.



DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

A Comunidade Escolar propõe que através da Metodologia de Projetos, a criança venha desenvolver-se integralmente de maneira prazerosa, lúdica e significativa, valorizando o espaço físico e social em que está inserida.
No ano de 2014, o Projeto Político Pedagógico tem como tema para estudo “Eu e o Mundo”, objetivando conhecer, aprender e respeitar a diversidade do nosso planeta (culturais, sociais, geográficas, características físicas dos povos, etc), percebendo as influências dos diversos povos do mundo na construção da nossa cultura.   
Como forma de trabalho, a escola estabelecerá combinados com a Comunidade Escolar a fim de contribuir para o bom desenvolvimento da sua rotina, permitindo que estes estejam sempre a par dos acontecimentos, são eles: 


METODOLOGIA

Pedagogia de Projetos

SISTEMA OPERACIONAL

Sistema de Gestão Integrado (SGI)
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Uso de ferramentas do SGI, observação diárias, registros, autoavaliação, relatórios, provas bimestrais, reuniões, assembleias, pesquisa de expectativas e satisfação, simulados, avaliação dos professores, quadros de acompanhamento e monitoração de metas (SGI).
FORMAS DE REGISTRO
Diário de Classe, Registros de Alunos, Portfólios, Culminâncias, Cadernos de Ocorrências, Pesquisas de Satisfação internas e externas, painéis de desempenho (SGI) e Blog.
INVESTIMENTO EM SOCIALIZAÇÃO, VALORES
E DIVERSIDADE
(ALUNOS ESPECIAIS, ETNIAS, ETC)
Reuniões, trabalho com temas transversais em sala de aula, combinados de normas, participação nas culminâncias dos subprojetos e demais festas comemorativas, Assembleias com alunos, “Grupada da Ordem”, passeios, momento do Hino Nacional e Hino da Hermê, professoras “madrinhas” e intervenções da Agente Educadora.

FORMAS DE TRABALHAR SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
Atendimento de promoção de saúde feito pelo TES a todas as turmas; campanhas; palestras e atividades ministradas pela Equipe Móvel (PSE); atendimentos da Equipe Móvel; trabalho pedagógico na sala de aula com temas relacionados.  
ESTRATÉGIAS DE COMBATE
À INFREQUÊNCIA
Propostas prazerosas e desafiadoras no cotidiano da sala de aula, monitoração das faltas (SGI), projetos significativos e envolventes, respeito e carinho no trato com alunos (acolhimento), sinalização de alunos faltosos através de bilhetes e telefonemas, valorização de alunos 100% frequentes e dos responsáveis por esses alunos (botons, faixas, cartazes).
ESTRATÉGIA PARA FALTA
DE PROFESSOR
Quando há falta do professor haverá divisão da turma com as demais de modo que sempre os mesmos alunos tomem como referência um professor e crie assim um vínculo de tutoria; ter sempre atividades pertinentes àquela turma a ser realizada, evitando assim a dispensa de alunos.
OBSERVAÇÕES:
Todas as normas da escola se encontram copiladas em documento próprio.

EIXO TEMÁTICO 2016


       Tema: “Brasil: dos Dinossauros aos Robôs”

II
Subprojeto I: “No tempo dos Dinossauros”
Culminância: maio/2016 

Subprojeto II: “No tempo das Caravelas”
Culminância: setembro/2016 

Subprojeto III: “No tempo dos Robôs”
Culminância: novembro/2016 


EDI Hermenegildo de Barros
PPP 2014 e 2015

“Eu e o Mundo"


1.  MISSÃO


“Oferecer a formação integral, significativa e de qualidade aos nossos alunos, através do despertar da motivação de todos os atores envolvidos neste processo e da valorização de cada conquista.”

2. CLIENTELA

A Escola Municipal Hermenegildo de Barros está situada no bairro Engenho da Rainha, entre os bairros de Tomás Coelho, Inhaúma, Del Castilho e Pilares. Mais especificamente na parte alta da Comunidade do Engenho, muito próximo à Comunidade do Coroado e da Favela da Galinha.

3. HISTÓRICO DA ESCOLA

A escola foi inaugurada em 10 de outubro de 1950. Tinha apenas quatro salas de aula e não possuía muros. Com um desabamento devido a fortes chuvas, foi demolida, reconstruída e ampliada, tendo sua reinauguração em 23 de março de 1977. Nesta época a Hermê já possuía oito salas, muro e até quadra de esportes. Em 1995 passou por uma nova grande obra, recebendo nova estrutura na rede física. Desde 1999 a escola funciona em horário integral.
Seu nome foi dado em homenagem a Hermenegildo Rodrigues de Barros, nascido em 31 de agosto de 1866 em Minas Gerais. Este foi um jurista brasileiro, nomeado em 1919 Ministro do Supremo Tribunal Federal, cargo que exerceria até 1937, quando foi obrigado a se aposentar. Hermenegildo de Barros sempre foi assíduo ao trabalho. Nunca faltou às sessões do STF, deixando até de comparecer ao casamento da filha porque foi marcado na mesma hora da sessão do STF.
Em 1931 foi eleito (e reeleito em 1934) Presidente do Tribunal. Em sua gestão foi instalado, sob sua presidência, o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, em 1932. Presidiu também as sessões preparatórias da Assembleia Nacional Constituinte em 1933 e 1935. Foi indicado a Presidente efetivo da Constituinte de 1934. Sua participação marcante foi o voto favorável à extradição de Olga Benário. Hermenegildo de Barros veio a falecer em 24 de setembro de 1955, nos deixando como exemplo a assiduidade e o excelente empenho nas atividades propostas dentro da nossa Unidade Escolar.
O bairro do Engenho da Rainha onde a escola está inserida oferece como meios de transporte o Metrô, algumas linhas de ônibus com abrangências até Pavuna, Méier, Centro, Bonsucesso, Rio Comprido, entre outros. Possui ainda o transporte alternativo (vans e kombis).
Em visita à Comunidade, foi possível perceber que a Unidade escolar se localiza em uma área muito carente, onde se vive sem as necessidades básicas, como saneamento básico e ruas transitáveis. Algumas famílias vivem em casas construídas com madeira, plástico, espuma, etc.
Na população que aqui vive há grande índice de imigrantes, desempregados, pais adolescentes, pais com grande quantidade de filhos, pais separados (onde os filhos acabam sendo criados por parentes), pais envolvidos com o poder paralelo e, também pais sem formação educacional e profissional.
As crianças que frequentam a Escola são, muitas vezes, carentes de afeto, uma vez que nem sempre seus pais são presentes em sua vida escolar e cidadã. Existindo, ainda, muitos pais que não compreendem a importância da educação e como reflexo não valorizam a escola.
A partir desses dados e com a possibilidade de mudanças na caracterização desse público, se faz necessário relatar novos dados atualizados periodicamente a fim de sempre atender da melhor forma possível as crianças que mantém nossa Instituição cumprindo seu objetivo de formação de cidadãos conscientes e preparados para as situações da vida.

4. PARCERIAS

Temos algumas parcerias que muito colaboram com nosso trabalho são elas:

1. Programa de Saúde na Escola (PSE): composta de um técnico de educação para saúde (Wagner) e da equipe móvel que vem à escola uma vez por mês para cuidar de casos encaminhados pelo técnico/Direção/professores.  O PPP propõe um sistema de escola aberta onde os pais possam interagir com a direção, educadores e funcionários diariamente, através de sugestões e críticas construtivas para o bom andamento da escola.

2. Mais Educação: projeto do Governo Federal que prevê oficinas para o horário da tarde do Ensino Fundamental. Além dos oficineiros, contamos com uma Educadora Comunitária (Bruna) que dá suporte ao desenvolvimento do Programa. Estamos começando o ano com as oficinas de Judô, Esporte na Escola, Horta, Direitos Humanos e Orientação de Estudos, sendo que elas poderão ser replanejadas para o 2º semestre.

3. Estagiários: fornecidos pela 3ª Coordenadoria, os estagiários dão reforço aos alunos com dificuldades, dão suporte ao professor regente para que este possa dar o reforço também aos alunos com dificuldade e trabalham no Laboratório de Informática, propiciando a todos os alunos a aproximação com as tecnologias.

4. Mães voluntárias: mães de alunos que dão suporte ao desenvolvimento das atividades como disciplina no recreio e refeitório, funções de secretaria escolar, apoio ao professor, etc.

5. Pais/responsáveis: participação da família em eventos como culminâncias bimestrais e festas comemorativas. Além disso, há as reuniões bimestrais propostas pela SME (aos sábados); Escola de Pais (aos sábados); reuniões eventuais com a Direção; reuniões bimestrais com os professores e eventualmente no caso de haver necessidades específicas de cada turma; diálogo diário com os pais através de bilhetes e atendimento diário da secretaria escolar. Por fim, cada turma possui um pai representante com o objetivo de transmitir e enfatizar comunicados escolares aos demais pais e responsáveis, lhe sendo facultativa sua participação nos COCs.

6. Fundação Pitágoras: através dessa parceria conhecemos, fomos capacitamos e estamos implantando o SGI (Sistema de Gestão Integrado) em nossa UE.

5. RECURSOS

Ø  Recursos Humanos:
Para que a nossa missão seja efetivamente concretizada, a Escola dispõe de uma excelente Equipe, comprometida e com olhar atento às diversidades encontradas na Comunidade a qual estamos inseridos. Equipe esta formada por: Diretora, Diretora-Adjunta, Coordenadora Pedagógica, além de todo o grupo de Professores Regentes, Funcionários e parcerias externas já citadas.
Ø  Recursos físicos:
Dispomos de um espaço físico amplo com: dez salas de aula, Sala de Leitura, Laboratório de Informática, Núcleo de Educação em Saúde, Sala de Recursos, Sala de Psicomotricidade, quadra de esportes, Refeitório, Cozinha, Horta, Copa, Sala de Reuniões, Sala da Direção, Secretaria, Banheiro de banho, quatro banheiros, Almoxarifado e Auditório.
Ø  Recursos financeiros:  
Contamos com os recursos financeiros do PDDE (Programa de Dinheiro Direto na Escola), Mais Educação e o PME (Programa de Melhorias na Escola)

6. SISTEMA OPERACIONAL

Este ano estamos fazendo a implantação do SGI (Sistema de Gestão Integrado) que é um modelo de gestão que alinha os esforços de todos os que trabalham ou estudam num sistema público de ensino com foco no alto desempenho dos alunos.

O SGI é um sistema operacional que serve como ferramenta para concretizar o projeto pedagógico da escola, fazendo “rodar” as diretrizes educacionais, sendo, portanto, um sistema de gestão com ênfase na aprendizagem.

Com sua proposta principal de monitoração das metas, o SGI propõe que as metas da escola estejam alinhadas às metas da SME, que as metas da turma estejam alinhadas com as da escola e da mesma forma as metas dos alunos estejam em sintonia com as da turma, garantindo assim um esforço coletivo para o alcance das metas e o sucesso no processo ensino-aprendizagem. 

7. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

Alinhadas com as metas da SME, nossas metas de aprendizagem são:
  • 1.    Ler e interpretar diversos tipos de textos, compreendendo a leitura em suas diferentes funções.
  • 2.    Escrever textos com autonomia, coesão e coerência, compreendendo a escrita como forma de comunicação.
  • 3.    Calcular e desenvolver o raciocínio lógico matemático, utilizando estratégias formais ou pessoais.
  • 4.    Expressar-se de diferentes formas de modo que os outros possam entender a mensagem.
  • 5.    Resolver situações problema com lógica, criatividade e sensibilidade crítica
  • 6.    Usar as tecnologias disponíveis no processo de construção do conhecimento
  • 7.    Conviver de forma cooperativa, responsável, respeitando as diferenças e o Regimento Escolar.

Nossas metas operacionais são:

1.    Aumentar em 12% o desempenho na Prova Rio (aprendizagem efetiva)
2.    Diminuir gradativamente a cada COC, o índice de conceito I, garantindo no término do ano o máximo de 10%. 
3.    Aumentar para 50% a presença de responsáveis em reunião
4.    Diminuir para no máximo 5% a reprovação por infrequência
5.    Aumentar em 18,3% o índice do AlfabetizaRio (nível avançado)
6.    Diminuir em 50% os casos de indisciplina
7.    Melhorar o desenvolvimento das habilidades na Educação Infantil (ASQ) para um aproveitamento geral de pelo menos 88%
8.     Melhorar a satisfação dos responsáveis em relação à escola para 85% e a participação na pesquisa para 60%

Através da monitoração das metas, acompanha por todos através dos painéis de desempenho, buscaremos perceber com eficácia e eficiência as falhas no processo de ensino-aprendizagem para realizar os ajustes necessários.

8. DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

A Comunidade Escolar propõe que através da Metodologia de Projetos, a criança venha desenvolver-se integralmente de maneira prazerosa, lúdica e significativa, valorizando o espaço físico e social em que está inserida.
No ano de 2014, o Projeto Político Pedagógico tem como tema para estudo “Eu e o Mundo”, objetivando conhecer, aprender e respeitar a diversidade do nosso planeta (culturais, sociais, geográficas, características físicas dos povos, etc), percebendo as influências dos diversos povos do mundo na construção da nossa cultura.   
Como forma de trabalho, a escola estabelecerá combinados com a Comunidade Escolar a fim de contribuir para o bom desenvolvimento da sua rotina, permitindo que estes estejam sempre a par dos acontecimentos, são eles: 

METODOLOGIA
Pedagogia de Projetos
SISTEMA OPERACIONAL
Sistema de Gestão Integrado (SGI)
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Uso de ferramentas do SGI, observação diárias, registros, autoavaliação, relatórios, provas bimestrais, reuniões, assembleias, pesquisa de expectativas e satisfação, simulados, avaliação dos professores, quadros de monitoração de metas (SGI).
FORMAS DE REGISTRO
Diário de Classe, Registros de Alunos, Portfólios, Culminâncias, Cadernos de Ocorrências, Pesquisas de Satisfação internas e externas, painéis de desempenho (SGI) e Blog.
INVESTIMENTO EM SOCIALIZAÇÃO, VALORES
E DIVERSIDADE
(ALUNOS ESPECIAIS, ETNIAS, ETC)
Reuniões, trabalho com temas transversais em sala de aula, combinados de normas, participação nas culminâncias dos subprojetos e demais festas comemorativas, Assembleias com alunos, “Grupada da Ordem”, passeios, momento do Hino Nacional e Hino da Hermê, professoras “madrinhas” e intervenções da Agente Educadora.
FORMAS DE TRABALHAR SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
Atendimento de promoção de saúde feito pelo TES a todas as turmas; campanhas; palestras e atividades ministradas pela Equipe Móvel (PSE); atendimentos da Equipe Móvel; trabalho pedagógico na sala de aula com temas relacionados.  
ESTRATÉGIAS DE COMBATE
À INFREQUÊNCIA
Propostas prazerosas e desafiadoras no cotidiano da sala de aula, monitoração das faltas (SGI), projetos significativos e envolventes, respeito e carinho no trato com alunos (acolhimento), sinalização de alunos faltosos através de bilhetes e telefonemas, valorização de alunos 100% frequentes e dos responsáveis por esses alunos (botons, faixas, cartazes).
ESTRATÉGIA PARA FALTA
DE PROFESSOR
Quando há falta do professor haverá divisão da turma com as demais de modo que sempre os mesmos alunos tomem como referência um professor e crie assim um vínculo de tutoria; ter sempre atividades pertinentes àquela turma a ser realizada, evitando assim a dispensa de alunos.
OBSERVAÇÕES:
Todas as normas da escola se encontram copiladas em documento próprio.
9. EIXO TEMÁTICO 2014/2015
Tendo observado no ano de 2013, através de questionários realizados junto aos pais, professores, funcionários e alunos, bem como no cotidiano escolar, a oportunidade de trabalharmos em 2014, questões ligadas a diversidades culturais, sociais, geográficas, características físicas dos povos e suas influências na construção da nossa cultura, esse será nosso foco de trabalho este ano.

Para um maior aprofundamento no tema e melhores possibilidades de trabalho, tendo em vista a sua amplitude, optamos por organizar nosso plano de ação em dois anos, portanto em 2015, estaremos dando continuidade ao eixo temático escolhido.    Como não poderia deixar de ser, ainda continuaremos lutando pela revalorização da escola e da Comunidade, embora já tenhamos tido avanços significativos em 2012 e 2013, através do resgate de seus valores e formando cidadãos críticos.

I)      Tema: “Eu e o Mundo”

II)     Justificativa:
Pensando em dar continuidade ao tema do PPP 2013 “Eu e a Vida”, aproveitando o evento Copa do Mundo 2014 que será realizado em nosso país e visando a ampliação dos conhecimentos e o respeito à diversidade, viajaremos sem sair do lugar pelos seis continentes, estudando um a um a cada subprojeto.

III)   Objetivos Gerais:
·    Conhecer, aprender e respeitar a diversidade do nosso planeta (culturais, sociais, geográficas, características físicas dos povos, etc);
·    Perceber as influências dos diversos povos do mundo na construção da nossa cultura, conscientizando quanto ao próprio papel de agente transformador.
·    Desenvolver o respeito, a tolerância e a solidariedade com as diferentes formas de pensar oriundas de outros povos, posicionando-se de forma crítica e ativa;
·    Incentivar a utilização dos diversos recursos tecnológicos (televisão, rádio, internet, jornais, revista, etc) como formas de pesquisa de informações mundiais;
·    Conhecer os recursos naturais dos diferentes continentes e incentivar sua preservação;
·    Fortalecer o desejo de construir conhecimento, dando sentido ao que está sendo aprendido;
·    Incentivar e desenvolver o uso da linguagem oral e escrita.

IV)     Objetivos Específicos:

Ø Introdução ao tema (11/02/2014 a 30/03/2014):
·  Conhecer o planeta em que vivemos;
·  Identificar e localizar cada continente no mundo (globo e mapa);
·  Estudar o evento Copa do Mundo e suas interferências em nosso país;
·  Conhecer os países participantes da Copa do Mundo.

Ø Subprojeto I: “Viajando pela América” (31/03/2014 a 31/05/2014)
·  Identificar seu país de origem no continente americano e no mundo;
·  Perceber-se como parte integrante desse país; 
·  Discutir a diversidade do nosso país;
·  Conhecer a identidade histórica, cultural e social deste continente, reconhecendo-se como parte dele;
·  Refletir sobre a diversidade;
·  Conhecer os recursos naturais (relevo, fauna, flora, etc) do continente, compreendendo a importância da sua preservação;
·  Analisar sobre a influência dos povos desse continente na nossa cultura e vice-versa;
·  Conhecer a gastronomia do continente e analisar/comparar hábitos alimentares.

Ø  Subprojeto II: “Viajando pela Europa” (01/06/2014 a 14/09/2014)
·  Conhecer a identidade histórica, cultural e social deste continente;
·  Refletir sobre a diversidade;
·  Conhecer os recursos naturais (relevo, fauna, flora, etc) do continente, compreendendo a importância da sua preservação;
·  Analisar sobre a influência dos povos desse continente na nossa cultura e vice-versa;
·  Analisar criticamente as semelhanças e diferenças nas formas e condições de vida dos continentes já estudados;
·  Conhecer a gastronomia do continente e analisar/comparar hábitos alimentares;
·  Pesquisar o folclore europeu, traçando um comparativo com o nosso folclore.
                                                                                             
Ø  Subprojeto III: “Viajando pela Oceania” (15/09/2014 a 18/12/2014)
·  Conhecer a identidade histórica, cultural e social deste continente;
·  Refletir sobre a diversidade;
·  Conhecer os recursos naturais (relevo, fauna, flora, etc) do continente, compreendendo a importância da sua preservação;
·  Analisar sobre a influência dos povos desse continente na nossa cultura e vice-versa;
·  Analisar criticamente as semelhanças e diferenças nas formas e condições de vida dos continentes já estudados;
·  Conhecer a gastronomia do continente e analisar/comparar hábitos alimentares.

Ø  Subprojeto IV: “Viajando pela África” (fevereiro/2015 a maio/2015)
·  Conhecer a identidade histórica, cultural e social deste continente;
·  Refletir sobre a diversidade;
·  Conhecer os recursos naturais (relevo, fauna, flora, etc) do continente, compreendendo a importância da sua preservação;
·  Analisar sobre a influência dos povos desse continente na nossa cultura e vice-versa;
·  Analisar criticamente as semelhanças e diferenças nas formas e condições de vida dos continentes já estudados;
·  Conhecer a gastronomia do continente e analisar/comparar hábitos alimentares.


Ø  Subprojeto V: “Viajando pela Ásia” (junho/2015 a setembro/2015)
·  Conhecer a identidade histórica, cultural e social deste continente;
·  Refletir sobre a diversidade;
·  Conhecer os recursos naturais (relevo, fauna, flora, etc) do continente, compreendendo a importância da sua preservação;
·  Analisar sobre a influência dos povos desse continente na nossa cultura e vice-versa;
·  Analisar criticamente as semelhanças e diferenças nas formas e condições de vida dos continentes já estudados;
·  Pesquisar o folclore asiático, traçando um comparativo com o nosso folclore.
·  Conhecer a gastronomia do continente e analisar/comparar hábitos alimentares.

Ø  Subprojeto VI: “Viajando pela Antártida” (outubro/2015 a dezembro/2015)
·  Conhecer a identidade histórica, cultural e social deste continente;
·  Refletir sobre a diversidade;
·  Conhecer os recursos naturais (relevo, fauna, flora, etc) do continente, compreendendo a importância da sua preservação;
·  Analisar sobre a influência dos povos desse continente na nossa cultura e vice-versa;
·  Analisar criticamente as semelhanças e diferenças nas formas e condições de vida dos continentes já estudados;
·  Conhecer a gastronomia do continente e analisar/comparar hábitos alimentares;
·  Identificar as diferenças climáticas entre a Antártida e os demais continentes assim como suas relações com os costumes de vida em cada um deles.


V)      Plano de Ação:

Nosso Plano de Ação traz apenas um esboço das ações a serem desenvolvidas pela escola durante o ano letivo, sabendo-se que devido ao seu replanejamento e revisita constante, tudo pode ser alterado visando uma melhor adequação a nossa realidade.


Ø Alguns recursos utilizados ao longo dos subprojetos:

·    Filmes
·    Mapas, globo e atlas
·    Revistas de viagem
·    Jornais (notícias mundiais)
·    Músicas nacionais e estrangeiras
·    Internet (pesquisa na Web, Vídeos do Youtube, etc)
·    Clips musicais
·    Fotos
·    Dicionários de diversas línguas (impresso ou online)


Ø Culminâncias:

Subprojeto I: “Viajando pela América”
Subprojeto II: “Viajando pela Europa”
Subprojeto III: “Viajando pela Oceania”
Subprojeto IV: “Viajando pela África”
Subprojeto V: “Viajando pela Ásia”                                   
Subprojeto VI: “Viajando pela Antártida”


EDI Hermenegildo de Barros

PPP 2013

"Eu e a Vida"





1.         MISSÃO

Buscar a formação integral do aluno, dando-lhe oportunidade de construir seu conhecimento tornando-se um ser criativo, inovador, crítico e com espírito solidário.


2.         CLIENTELA

A Escola Municipal Hermenegildo de Barros está situada no bairro Engenho da Rainha, entre os bairros de Tomás Coelho, Inhaúma, Del Castilho e Pilares. Mais especificamente na parte alta da Comunidade do Engenho, muito próximo à Comunidade do Coroado e da Favela da Galinha.



3.         HISTÓRICO DA ESCOLA

A escola foi inaugurada em 10 de outubro de 1950. Tinha apenas quatro salas de aula e não possuía muros. Com um desabamento devido a fortes chuvas, foi demolida, reconstruída e ampliada, tendo sua reinauguração em 23 de março de 1977. Nesta época a Hermê já possuía oito salas, muro e até quadra de esportes. Em 1995 passou por uma nova grande obra, recebendo nova estrutura na rede física. Desde 1999 a escola funciona em horário integral.

Seu nome foi dado em homenagem a Hermenegildo Rodrigues de Barros, nascido em 31 de agosto de 1866 em Minas Gerais. Este foi um jurista brasileiro, nomeado em 1919 Ministro do Supremo Tribunal Federal, cargo que exerceria até 1937, quando foi obrigado a se aposentar. Hermenegildo de Barros sempre foi assíduo ao trabalho. Nunca faltou às sessões do STF, deixando até de comparecer ao casamento da filha porque foi marcado na mesma hora da sessão do STF.

Em 1931 foi eleito (e reeleito em 1934) Presidente do Tribunal. Em sua gestão foi instalado, sob sua presidência, o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, em 1932. Presidiu também as sessões preparatórias da Assembleia Nacional Constituinte em 1933 e 1935. Foi indicado a Presidente efetivo da Constituinte de 1934. Sua participação marcante foi o voto favorável à extradição de Olga Benário. Hermenegildo de Barros veio a falecer em 24 de setembro de 1955, nos deixando como exemplo a assiduidade e o excelente empenho nas atividades propostas dentro da nossa Unidade Escolar.

O bairro do Engenho da Rainha onde a escola está inserida oferece como meios de transporte o Metrô, algumas linhas de ônibus com abrangências até Pavuna, Méier, Centro, Bonsucesso, Rio Comprido, entre outros. Possui ainda o transporte alternativo (vans e kombis).

Em visita à Comunidade, foi possível perceber que a Unidade escolar se localiza em uma área muito carente, onde se vive sem as necessidades básicas, como saneamento básico e ruas transitáveis. Algumas famílias vivem em casas construídas com madeira, plástico, espuma, etc.

Na população que aqui vive há grande índice de imigrantes, desempregados, pais adolescentes, pais com grande quantidade de filhos, pais separados (onde os filhos acabam sendo criados por parentes), pais envolvidos com o poder paralelo e, também pais sem formação educacional e profissional.

As crianças que frequentam a Escola são, muitas vezes, carentes de afeto, uma vez que nem sempre seus pais são presentes em sua vida escolar e cidadã. Existindo, ainda, muitos pais que não compreendem a importância da educação e como reflexo não valorizam a escola.

A partir desses dados e com a possibilidade de  mudanças na caracterização desse público, faz-se necessário relatar novos dados atualizados periodicamente a fim de sempre atender da melhor forma possível as crianças que mantém nossa Instituição cumprindo seu objetivo de formação de cidadãos conscientes e preparados  para as situações da vida.


4.         PARCERIAS

Temos algumas parcerias que muito colaboram com nosso trabalho são elas:


1.         Programa de Saúde na Escola (PSE): composta de um técnico de educação para saúde (Wagner) e da equipe móvel que vem à escola uma vez por mês para cuidar de casos encaminhados pelo técnico/Direção/professores.   O PPP propõe um sistema de escola aberta onde os pais possam interagir com a direção, educadores e funcionários diariamente, através de sugestões e críticas construtivas para o bom andamento da escola.

2.         Bairro Educador: nossa parceira Márcia que dá suporte ao desenvolvimento de nosso Plano de Ação, contribuindo com articulação com de parceiros como metrô, comércio do entorno, SESC (atividades culturais), BB, etc.


3.         Mais Educação: projeto do Governo Federal que prevê oficinas para o horário da tarde do Ensino Fundamental. Além dos oficineiros, contamos com uma Educadora Comunitária (Bruna) que dá suporte ao desenvolvimento do Programa. Estamos começando o ano com as oficinas de judô, segundo tempo (recreação e esportes), horta, letramento, matemática e cultura digital, sendo que elas poderão ser replanejadas para o 2º semestre.


4.         Sangari: parceiro que dá suporte ao desenvolvimento de atividades de pesquisa científica no Ensino Fundamental, tornando o ensino da ciência mais lúdica e concreta.

5.         Estagiários: fornecidos pela 3ª Coordenadoria, os estagiários dão reforço aos alunos com dificuldades, dão suporte ao professor regente para que este possa dar o reforço também aos alunos com dificuldades, atendem ao Projeto Nenhuma Criança a Menos e trabalham no Laboratório de Informática, propiciando a todos os alunos a aproximação com as tecnologias.

6.         Mães voluntárias: mães de alunos que dão suporte ao desenvolvimento das atividades como disciplina no recreio e refeitório, funções de secretaria escolar, apoio ao professor, etc.

7.         Associação de Moradores: sempre que necessário pedimos sua ajuda no que tange a preservação da escola e da segurança de nossos alunos e funcionários.

8.         Pais/responsáveis: participação da família através de eventos como culminâncias bimestrais, festas comemorativas e oficinas ministradas tanto pelos professores, quanto pelos próprios pais. Além disso, há as reuniões bimestrais propostas pela SME, reuniões eventuais com a Direção, reuniões bimestrais com os professores, reuniões eventuais no caso de haver necessidades específicas de cada turma, não esquecendo do diálogo diário com os pais e através de bilhetes. Por fim, cada turma possui um pai representante com o objetivo de transmitir e enfatizar comunicados escolares aos demais pais e responsáveis.


5.         RECURSOS

Recursos Humanos:

Para que a nossa missão seja efetivamente concretizada, a Escola dispõe de uma excelente Equipe, comprometida e com olhar atento às diversidades encontradas na Comunidade a qual estamos inseridos. Equipe esta formada por: Diretora, Diretora-Adjunta, Coordenadora Pedagógica, além de todo o grupo de Professores Regentes, Funcionários, além das parcerias externas já citadas.

Recursos físicos:

Dispomos de um espaço físico amplo com: dez salas de aula, Sala de Leitura, Laboratório de Informática, Núcleo de Educação em Saúde, Sala de Recursos, Sala de Psicomotricidade, quadra de esportes, Refeitório, Cozinha, Horta, Copa, Sala de Reuniões, Sala da Direção, Secretaria, Banheiro de banho, quatro banheiros, Almoxarifado e Auditório.

Recursos financeiros:  

Contamos com os recursos financeiros do PDDE (Programa de Dinheiro Direto na Escola), Mais Educação e o SDP (Sistema Descentralizado de Pagamento).


6.         DIRETRIZES PEDAGÓGICAS


A Comunidade Escolar propõe que através da Metodologia de Projetos, a criança venha desenvolver-se integralmente de maneira prazerosa, lúdica e significativa, valorizando o espaço físico e social em que está inserida. No ano de 2013, o Projeto Político Pedagógico tem como objetivo principal o resgate da identidade de nosso aluno para sua melhor convivência com os outros e com o meio ambiente, fazendo com que ele sinta-se responsável pelo espaço escolar e pelo mundo, vindo, desta forma, a acreditar num futuro melhor.

Como forma de trabalho a Escola estabelecerá combinados com a Comunidade Escolar a fim de contribuir para o bom desenvolvimento da sua rotina, permitindo que estes estejam sempre a par dos acontecimentos da Escola



METODOLOGIA
Pedagogia de Projetos

FORMAS DE AVALIAÇÃO
Observação, registros, autoavaliação, relatórios, provas bimestrais, reuniões, assembleias, pesquisa de qualidade.
FORMAS DE REGISTRO
Diário de Classe, livro da Vida, Portfólios, Culminâncias, Livros de Ocorrências, Blog.
FORMAS DE TRABALHAR A SOCIALIZAÇÃO/VALORES
Reuniões, combinados de normas, participação nas culminâncias dos projetos e demais festas comemorativas, amigos da escola, passeios, hora do Hino nacional, professores tutores.
ESTRATÉGIAS DE COMBATE À INFREQUÊNCIA
Atividades mais prazerosas que estejam no nível da turma em questão e que sejam de interesse comum, sinalização de alunos faltosos através de bilhetes e telefonemas, valorização de alunos 100% frequentes (botons, faixas, cartazes)
ESTRATÉGIA PARA FALTA DE PROFESSOR
Quando há falta do professor haverá divisão da turma com as demais, de forma organizada de modo que sempre os mesmos alunos tomem como referência o mesmo professor criando assim um vínculo de tutoria; ter sempre atividades pertinentes àquela turma a ser realizada, evitando assim a dispensa de alunos.
OBSERVAÇÕES:




Todas as normas da escola se encontram copiladas em documento próprio.

7.         PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação do PPP visa esboçar as ações, projetos e subprojetos a serem desenvolvidos pela escola durante o ano letivo, sabendo-se que devido ao seu replanejamento e revisita constante, tudo pode ser alterado visando uma melhor adequação a nossa realidade.

Tendo observado no ano de 2012, através de questionários realizados junto aos pais e alunos, bem como no cotidiano escolar, a necessidade de trabalharmos questões ligadas a identidade de nosso aluno e sua convivência com os outros e com mundo, esse será nosso foco de trabalho este ano. Ainda continuaremos lutando pela revalorização da escola e da Comunidade, embora já tenhamos tido avanços significativos em 2013, através do resgate de seus valores  e formando cidadãos críticos.

Para alcançar nossas metas, trabalharemos com três subprojetos, sendo um para cada trimestre, são eles:


I) "Eu"

II) "Eu e o Outro"

III) "Eu e o Mundo"
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por enriquecer nosso Blog !!!