quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jornada Pedagógica da Educação Infantil

    A Jornada Pedagógica da Educação Infantil aconteceu na semana de 16 a 19 de julho.

  Nossos professores e agentes de creche fizeram toda a Jornada na escola, pois não conseguiram vaga para fazê-la externamente.

  A SME sugeriu uns temas e a partir deles fizemos algumas adequações a nossa realidade.

 
  Vamos lá, descrever como tudo aconteceu...

1º dia: "As brincadeiras na Educação Infantil"

           Dinamizadora: Rachel Sorosini (CP)
                  
   Como não podia deixar de ser, o dia começou com uma rica brincadeira...









                 É, minha gente, só com muita união !!!

   Depois foi a hora de conversar e refletir sobre os textos "O menino e eu: considerações sobre a brincadeira" de Tânia Vasconcellos e "O brincar no processo de ensino e aprendizagem da criança e o seu desenvolvimento na EI e creche" de Marco Santouro e Sandra Almeida.

  Concluimos que a Educação Infantil tem como maior objetivo um desenvolvimento integral da criança através do brincar e experienciar com imaginação e criatividade, desenvolvendo-se através desse movimento de experimentar brincando para aprender a viver na realidade.


2º dia: "Oficina do brincar"

          Dinamizadoras: Flávia (SL), Cátia (EF) e Rachel (CP)

  O dia foi marcado de atividades intensamente práticas.

1º momento: brincadeiras na quadra com a professora Cátia (Educação física). As professoras experimentando o prazer no brincar. Cátia deu várias dicas legais sobre o desenvolvimento motor da criança de Educação Infantil.







2º momento: oficina de brinquedos de sucata. Confira e copie as idéias...

















  Também foram trabalhados os objetivos de cada brinquedo e como estimular a criança através dele.


3º dia: "A Sexualidade na Criança da Educação Infantil" 
           Dinamizadora: Raquel Hollanda (diretora)

   Começamos com a Roda de Leitura do livro "Mamãe botou um ovo!"

   Estudo de casos: cada grupo discutiu um caso de aluno apresentando questões que envolvem a sexualidade.

   No grupão, discutimos cada um, pensando na atitude melhor a ser tomada em cada caso e analisando esta fase de desenvolvimento da criança.

   Os professores receberam trechos e citações feitas por profissionais e estudiosos do assunto que no decorrer da discussão, liam para os demais, construindo a base teórica da conversa. 

   Foi importante perceber o quanto temos que nos desvencilhar de tabus e preconceitos para que a sexualidade seja bem trabalhada com nossos pequenos, evitando problemas futuros. 



      
4º dia: "O Letramento na Educação Infantil"
                   Dinamizadora: Raquel Hollanda (diretora)
    
     O que é letramento ???
                          O que é alfabetização ???

    Essas foram as primeiras discussões que culminaram com o vídeo que assistimos onde Magda Soares aborda e explica sobre a importância do letramento na Educação Infantil.

   Depois, foi a hora de colocar a mão na massa!

   Cada grupo recebeu um objeto para a partir dele criar atividades que passassem pelo letramento. Os objetos foram completamente aleatórios.







    Depois, claro, foram discutidas  no grupão as atividades que os grupos pensaram. Percebemos que todos eles tentaram contextualizar o objeto para os alunos.

    Foi, então, oferecido ao grupo alguns textos escritos em código para que todos se colocassem no lugar do não-leitor e desta forma pudessem perceber a importância de contextualizarmos o que queremos trabalhar, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo quando trabalhamos com projetos, onde tudo é contextualizado.

    FOI MUITO PRODUTIVA NOSSA JORNADA !!!

OBS: Colegas, nada se cria, tudo se copia e se adapta...  Se quiser copiar alguma ideia, fique à vontade, apenas pedimos que divulgue a fonte. Obrigada.
    

Um comentário:

  1. Adorei! Sempre é tempo de aprender. Divulguei via facebook e twitter. Muita coisa boa no blog. Volto para divulgar no Rioeduca.

    ResponderExcluir

Obrigada por enriquecer nosso Blog !!!